sábado, 1 de outubro de 2011

Motel Design - Quarto de Sensações





Projeto Conceito de um conjugado com as dimensões 8,00 x 6,00 com pé direito livre podendo sofrer ampliação ou redução e  inspirado no personagem de um filme qualquer.
Ensaio de design de interior baseado no filme coreano Old Boy do diretor Chan-wook Park, no qual o protagonista no dia antes da festa de aniversário de três anos da filha é detido em função de uma bebedeira. Depois de solto é sequestrado, aprisionado e hipnotizado em um quarto durante 15 anos.
O filme evidencia a forma como ele se relaciona com este ambiente e a obsessão em descobrir quem o sequestrou e por que.
No principio tudo gira em torno do imaginário, mas quando é liberado para que possa cumprir o plano do sequestrador, tudo se torna real, vingativo e cruel sem deixar de lado momentos de amor e ternura, quando sem saber, se apaixona e pratica incesto com a filha.
Lançamos então partido do projeto, primeiramente de uma forma inversa. Pensamos em fazer um quarto de motel sem pensar num filme e no personagem, pois o apelo sexual para nós permite ir fundo na imaginação e devaneios. Com esta ideia começamos a elencar filmes que deveriam ter por características serem densos e remeterem a várias emoções ao mesmo tempo como, ódio, amor, vingança, redenção, prazer e culpa, chegamos então a Old boy .
Partindo desta percepção nos apropriamos das características do pós-modernismo, deixando assim a imaginação fluir sem castrar desejos e ilusões, criando um ambiente com a intenção de garantir uma atmosfera surpreendente, inspiradora, inusitada e acima de tudo causar estranhamento. Desta forma fazemos uso do design emocional que tem por finalidade proporcionar novas experiências ao interlocutor.
Buscamos então referências em arquitetos e designers como: Rem Koolhaas, Karin Rashid, Frank Gehry, Daniel Libeskind, Unstudio entre outros, que tem em seus trabalhos características bem marcantes do pós-modernismo como fantasia, simbologia, mistura de referencias, liberdade de criação.
Como o filme tem um apelo muito forte em relação a tabu sexual, ao incesto propriamente dito, sugerimos então um contraponto entre rigidez e suavidade nas formas arquitetônicas, nos revestimentos internos, no mobiliário, na iluminação e objetos. Misturando linhas orgânicas com a rigidez de um bloco sendo perfurado por um paralelogramo dando duplo sentido a hipnose como um caminho reto e invasivo, uma penetração da mente e do corpo.
Começamos então a pensar num suporte para este ambiente que consiste em um bloco metálico de 8,00 x 6,00 x 6,00, sendo perfurado por um paralelogramo irregular também metálico. Estas estruturas são revestidas externamente com titânio.  Zoneamos da seguinte forma: no paralelogramo na parte  externa ao bloco área de dormitório, na parte central interior ao bloco área de sensações visuais, e na parte final do paralelogramo um quarto escuro com a ideia de “sem saída”. Na área do bloco, acessos  horizontal e vertical, sanitário e piscina. Como o paralelogramo está situado acima do centro da altura do bloco o acesso vertical acontece por meio de elevador. Pesquisamos então arquitetos e designers pós-modernos para montar um banco de imagens de mobília, texturas, objetos, iluminação e todos os itens necessários para o desenvolvimento do projeto.   A parte interna deste paralelogramo denominado “corredor” que fica dentro do bloco é toda envidraçada permitindo visualizar totalmente o interior do mesmo, induzindo o usuário a fantasias e emoções em função dos revestimentos sugeridos para as paredes, teto e piso. As seis faces internas do bloco não são planas, desta forma quebramos a rigidez das formas geométricas com formas orgânicas. Estas faces são revestidas com texturas diferentes. Em um dos cantos revestimos as paredes com luminárias remetendo aos bambuzais, pois temos como referencia um filme oriental. No outro canto revestimos as paredes com blobs de Greg Lynn, modulados com plástico reciclado, nos tons roxo, vermelho e rosa o que causa uma sensação visceral.  Piso, teto e uma parte da parede terão aplicação de desenho de superfície reproduzindo imagem de céu.  Como o tempo definido para entrega do projeto era reduzido não desenvolvemos desenho de mobiliário e objetos apenas sugerimos opções já existentes em função da pesquisa realizada.
Patrícia B. Silva & Raphael Augustus.














Projeto Conceito: Design de Interiores: Motel Design - Quarto de Sensações.
Cliente: Pós-Graduação: Projeto de Espaços e Qualidade de Vida - Professora Arq. Dulce Américo de Souza – Faculdades Barddal (Florianópolis – SC).
Ano: 2011.
Desenvolvido por Raphael Augustus e Patrícia Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário