segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Entrevista - Setembro / 2012


 Fotografia: Douglas Petry.



Entrevista concedida a acadêmica Thammy Gil do Curso de Tecnologia em Design de Interiores (FMU: Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo - SP) em Setembro de 2012.

Thammy Gil: Gostaria de saber a área total do estande?
Raphael Augustus: A área total do Stand é de 104m², sendo um pouco mais de 6m² de área residual, que serviu como copa para o pessoal do departamento comercial e para nós da equipe de design. Além de servir como  depósito de material promocional para a feira. Sobrando 95m² para a área de exposição e atendimentos, e a instalação.
Thammy Gil:  A área de que foi feito a instalação?
Raphael Augustus: A área da instalação ocupou 9m² ou 9m³. A proposta desta instalação era apresentar de uma maneira inusitada o uso de pelo menos um dos materiais utilizados na produção de tapetes. Neste caso, a lycra, que foi aplicada de modo aparentemente caótico. Já que não desenvolvi nenhum desenho técnico para a instalação em si, propondo o ato projetual e de montagem simultaneamente, e para isso contei com a ótima colaboração do gerente de produção Bruno da Silva.
Thammy Gil: Qual foi a intenção?
Raphael Augustus: Os três principais objetivos deste projeto eram a sustentabilidade, o processo de estranhamento e apresentar o novo tapete Carnival, desenvolvido pelo nosso Estúdio. A proposta de sustentabilidade estava inserida desde o desenvolvimento das peças do stand que foram feitas para serem modulares, duráveis e com possíveis variações de montagem. Permitindo futuras adaptações para novas propostas de projeto. Com exceção das estantes que foram fabricadas do zero, ou seja são novas, o restante do material foi todo reaproveitado de resíduos de antigos stands que a empresa tinha em seu depósito. Sendo sustentável também financeiramente, tanto em materiais e processos, como na logística. O tapete Carnival, startou essa proposta, visto ser um tapete que utiliza 30% menos material por metragem quadrada, em comparação com outro tapete do mesmo tamanho e material. O tapete também foi projetado por mim. Mas, o primeiro projeto foi desenvolvido por mim. E aperfeiçoada em parceria com as costureiras da empresa e montado por nós. Exigência que fiz aos proprietários, que aceitaram imediatamente. Propondo assim uma experiência que partiria do chão de fábrica para a feira. Um processo de estranhamento, na troca de funções dos trabalhadores, da aplicação e visualização dos materiais. Aonde a lycra que era vista em tapetes costurados ordeiramente. Agora se exibia ousado e estranho para os visitantes que circulavam pelos corredores em volta. Essa experiência também se estendeu para os funcionários da limpeza, montagem e segurança que se interessavam pelo processo de montagem da instalação. Vivenciando em dois dias uma experiência com o design. Não acredito em projetos para capas de revista. O design ao meu ver é feito por pessoas e para as pessoas envolvidas em  toda a cadeia do ciclo de vida de um artefato, seja ele uma obra gigantesca de arquitetura ou um simples copo de vidro. Queria que as pessoas experimentassem um deslocamento, um aparente erro, o novo ao visualizar a instalação em si.

Thammy Gil: Que iluminação foi utilizada?
Raphael Augustus: Quase toda a iluminação utilizada havia sido adquirida para outros stands, como eu já havia dito em relação aos outros materiais também.  Não lembro mais das especificações técnicas das lâmpadas utilizadas. Visto que algumas foram adquiridas no local.

Thammy Gil: Que material?
Raphael Augustus: O critério de escolhas dos materiais foi voltado totalmente em viabilizar as questões sustentáveis dentro deste projeto e nos projetos futuros. Utilizei ao máximo os materiais reaproveitados de outros stands anteriores, dos quais desconheço os projetos até hoje. O que não utilizou materiais com maior vida útil pode ser reutilizado. Como é exemplo a lycra da instalação que voltou a ser tapete e material de estudo para outros projetos. Na instalação reutilizei uma estrutura metálica para sustentar os fios de lycra. E outra estrutura metálica readaptada para comportar tapetes em exposição. Nas estantes e no pórtico do stand o material utilizado foi o MDF branco, por sua resistência e facilidade de fabricação e mão de obra, e os objetos de decoração, mobiliário e tapeçaria foram vendidos ou retornaram aos seus respectivos fabricantes.

Thammy Gil: Você também participou da distribuição do produto no espaço?
Raphael Augustus: Sim. O desenvolvimento deste projeto incluiu toda a distribuição dos produtos exposto.  Adotamos este critério pelo fato de nosso Estúdio ter lançado três tapetes nesta edição de 2012 da feira.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Entrevista - Maio / 2012


Entrevista concedida ao acadêmico Luciano de Souza do Curso de Tecnologia em Design Gráfico (UNIVALI - Florianópolis - SC) em Maio de 2012.



Luciano de Souza: Qual o seu tempo de atuação na área de Design Gráfico?
Raphael Augustus: Comecei a trabalhar com ilustrações e charges para pequenos jornais em 1996. Mas, considero que somente em 2006, depois de algumas experiências e trabalhos profissionais que eu tomei consciência de minha atuação na área e o que realmente representava o design gráfico para mim.


Luciano de Souza: Em linhas gerais qual é o seu Método de Projeto?
Raphael Augustus: Não tenho o costume de seguir uma metodologia fixa. Os passos podem ser trocados de acordo com cada situação. Mas, vou tentar explanar de um modo mais didático. Cada projeto é literalmente um caso a parte. O primeiro passo é ganhar a confiança do cliente, seja ele uma grande empresa ou não, conhecendo , absorvendo a maior quantidade de informações objetivas e subjetivas relacionadas ao cliente, ao projeto e aos anseios que o cliente projeta no trabalho que será desenvolvido. Depois uma pesquisa dos concorrentes dele, o prazo determina a extensão e abrangência. Então, reavalio os projetos similares realizados anteriormente, tentando captar o que de melhor foi apreendido e produzido neles. A pesquisa acontece em paralelo ao desenvolvimento de conceitos, visto que utilizo sempre cadernos de criação, aonde toda e qualquer idéia é registrada, defino após a geração de vários conceitos - a quantidade varia de acordo com a abrangência do projeto em si, para só então realizar a finalização dos conceitos gerado no projeto. Caso, neste meio tempo, se ocorrer de pouquíssimas alternativas me agradarem, se viável solicito um prazo maior e retomo as pesquisas e geração de idéias. Para a apresentação que irá definir qual conceito será aprovado ou alterado se necessário.


Luciano de Souza: Para a construção desse Método você se baseou em algum autor ou método já publicado? Como o seu método foi construído?
Raphael Augustus: Não sei afirmar se a forma como atuo é um método como conheci na academia. Basicamente foi construída no chão de fábrica, nas experiências vivenciadas em cada projeto, considerando cada participante do processo e nas minhas leituras relacionadas ao design e a sua gestão, ao marketing e a algumas ferramentas clássicas do desenvolvimento de projetos de produto, que não utilizo sempre e nunca na ordem em que são apresentadas. Mas, com certeza muitas das idéias dos autores que abordam o tema fazem parte de meu dia-a-dia como designer.


Luciano de Souza: Como avalia a importância de uso de Métodos de Projeto no decorrer do Processo de Design?
Raphael Augustus: Quando se há dúvidas ou inseguranças em relação aos passos a serem tomados, o método é aparentemente o caminho mais seguro. Penso que quanto maior a experiência, a atuação, a ousadia e o domínio do profissional da área, menos o método precisa estar presente em todas as situações. Visto que lidamos também com muitas construções subjetivas.


Luciano de Souza: Quais Técnicas de Criatividade costuma utilizar? Em que momentos do projeto utilizar?
Raphael Augustus: Sempre me interesso por descobrir novas maneiras de exercitar a criatividade. Leio ou discuto sempre que tenho acesso ao modo como profissionais da área de comunicação aplicam suas técnicas. O uso de cadernos de criação é uma ferramenta comum. Gerando soluções que nem sempre são voltadas diretamente ao projeto em questão. Utilizo o cruzamento de alternativas e quando me é permitido adoro desenvolver alguns projetos com pessoas que pouco ou nada conhecem sobre a atuação de um projetista. Assim, elas me oferecem prismas que meus vícios da rotina não me permitem observar. Mas, geralmente todo o meu processo criativo é liberado por um rabisco, uma dobradura e um estudo de volume. Utilizo várias ferramentas comuns ao universo do design, sempre que possível gosto de desafiar os limites destes processos.


Luciano de Souza: Quais Ferramentas de Projeto costuma utilizar? Em que momentos do projeto utilizar?
Raphael Augustus: Como citei anteriormente, utilizo várias ferramentas. Creio que comuns a todos os designers e como não engesso os projetos em etapas, como Planejamento, Informacional, Conceitual e Detalhado. As ferramentas são aplicadas de acordo com o andamento e as necessidades de cada projeto. A pesquisa de concorrentes e similares, a análise do ciclo de vida do produto, a análise ergonômica e tantas outras que permeiam todo um projeto são aplicadas em situações de necessidade, e não de modo mecânico para cumprir um cronograma de projeto.


Luciano de Souza: Quais Ferramentas de Gestão costuma utilizar? Em que momentos do projeto utilizar?
Raphael Augustus: Tento todo o dia alimentar uma experiência no mínimo agradável para todos os envolvidos no projeto, dos operadores de máquinas aos encarregados de chão de fábrica, do diretor ao consumidor. Penso que para haver uma boa gestão de projeto, ela deve ser aplicada desde a primeira pergunta ou necessidade que faz um projeto emergir. E o foco desta gestão não deve ser o de aplicar ferramentas ou exigir tarefas burocráticas e sim gerar um envolvimento emocional e de todos os envolvidos, alcançando ou ultrapassando os resultados esperados. As ferramentas de marketing, de administração, de projeto e de gestão de design são fundamentais para melhores resultados. Mas, penso que antes disso o design é feito por pessoas e para pessoas. Não quero dizer que tudo deve ser feito de modo intuitivo. Mas, um pouco de ousadia e de amarras soltas não pode ser tão ruim assim...


Luciano de Souza: Como avalia a importância da aplicação de Técnicas de Criatividade e Ferramentas de Projeto / Gestão em paralelo ao Método de Projeto?
Raphael Augustus: Acredito que todos estes métodos e ferramentas são importantes.  Ignorá-los é um grande erro. Munari já pregou em algum momento que devemos visualizar as regras e métodos como impulsos para estimular a percepção e a criatividade, e não como bloqueios. Só que acreditar que fazer design é apenas como seguir uma receita gastronômica me parece um erro maior ainda. O mundo necessita de pessoas ousadas, as regras estão aí, para serem seguidas ou quebradas e cada designer deve refletir muito sobre quais delas irá manter.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pocket Park












Projeto: Urbanismo: Requalificação de Espaço Residual: Pocket Park.
Cliente: Faculdades Barddal de Artes Aplicadas – Florianópolis – SC.
Ano: 2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus & Gilberto Pescador.







domingo, 1 de julho de 2012

Material Promocional para a 13ª ABIMAD


Material promocional (sacola) da Empório Tapetes com o Estúdio Raphael Augustus Design para a 13ª ABIMAD 2012 (São Paulo - SP).
Fotografia: Janice de Souza.


Projeto Gráfico: Redesign da Marca da Empório Tapetes.
Cliente: Empório Tapetes (Santo Amaro da Imperatriz - SC).
Ano: 2011.
Desenvolvida por Raphael Augustus.

sábado, 23 de junho de 2012

Envelope para a Contemp Contabilidade Empresarial






Projeto Gráfico: Papelaria: Envelope para a Contemp Contabilidade Empresarial.
Cliente: Contemp Contabilidade Empresarial (Palhoça - SC).
Ano 2012.
Desenvolvida por Raphael Augustus.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cartão de visita da Empório Tapetes


Projeto Gráfico: Cartões de visita da Empório Tapetes.
Cliente: Empório Tapetes (Santo Amaro da Imperatriz - SC).
Ano: 2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Cartão de visita da Alquimia da Mata


Projeto Gráfico: Cartão de visita da Alquimia da Mata.
Cliente: Espaço Terapêutico Alquimia da Mata.
Ano: 2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus.

domingo, 17 de junho de 2012

Marca da Alquimia da Mata


Projeto: Marca da Alquimia da Mata.
Cliente: Espaço Terapêutico Alquimia da Mata (Florianópolis - SC).
Ano 2012.
Desenvolvida por Raphael Augustus.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Inauguração do Espaço Terapêutico Alquimia da Mata


Camila Gomes (Alquimia da Mata), Raphael Augustus e Leo Azevedo (Alquimia da Mata) na Sexta-feira (08/06) durante o Coquetel de Inauguração do Espaço Terapêutico Alquimia da Mata.
Fotografia: Janice de Souza.


Jane Borges (Alquimia da Mata), Carlos Bell (Alquimia da Mata) e Raphael Augustus durante o Coquetel de Inauguração do Espaço Terapêutico Alquimia da Mata.
Fotografia: Janice de Souza.


 Raphael Augustus, Paloma Pereira (Estilo & Elegância), Vitor Mendes e Valber Mendes durante o Coquetel de Inauguração do Espaço Terapêutico Alquimia da Mata.
Fotografia: Janice de Souza.



Projeto (em andamento): Retrofit/Design de Interiores: Comercial: Loja Alquimia da Mata.
Cliente: Alquimia da Mata.
Santa Mônica – Florianópolis – SC.
Ano: 2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Montagem III: Alquimia da Mata

Estamos apresentando aqui o desenvolvimento da montagem de um ambiente que está sendo remodelado pelo Estúdio Raphael Augustus Design. Este é o segundo projeto de retrofit que realizamos no mesmo local, na Loja 1 do Espaço 932 em Santa Mônica (Florianópolis – SC). Estamos montando o novo espaço da Alquimia da Mata. Aqui você acompanha a montagem do projeto que ocorreu no final da semana passada.



Projeto (em andamento): Retrofit/Design de Interiores: Comercial: Loja Alquimia da Mata.
Cliente: Alquimia da Mata.
Santa Mônica – Florianópolis – SC.
Ano: 2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus.
Fotografia: Janice de Souza.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quiosque Tapioca da Terra







Projeto: Design de Interiores: Comercial:  Quiosque Tapioca da Terra.
Cliente: Tapioca da Terra.
Trindade – Florianópolis – SC.
Ano: 2011.
Desenvolvido por 2:1 Design Industrial (Raphael Augustus & João Eduardo).

sábado, 9 de junho de 2012

Montagem II: Alquimia da Mata

Estamos apresentando aqui o desenvolvimento da montagem de um ambiente que está sendo remodelado pelo Estúdio Raphael Augustus Design. Este é o segundo projeto de retrofit que realizamos no mesmo local, na Loja 1 do Espaço 932 em Santa Mônica (Florianópolis – SC). O primeiro projeto foi realizado para a loja Estilo & Elegância Acessórios e essa semana estamos montando o novo espaço da Alquimia da Mata. Aqui você acompanha a montagem do projeto que ocorreu no começo desta semana.



Projeto (em andamento): Retrofit/Design de Interiores: Comercial: Loja Alquimia da Mata.

Cliente: Alquimia da Mata.
Santa Mônica – Florianópolis – SC.
Ano: 2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus.
Fotografia: Raphael Augustus.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Oficina de Criação de Marcas

Nesta Quarta-feira (06), Raphael Augustus estará ministrando a primeira aula da Oficina de Criação de Marcas. Uma iniciativa do Estúdio Raphael Augustus Design e da Diretora Edilaine Vieira com o apoio do PRONERA - UFSC.  A Oficina será ministrada e oferecida na E. E. M. Paulo Freire (Abelardo Luz - SC) para os alunos do Ensino Médio, do Curso Técnico de Agroecologia e Professores.

domingo, 3 de junho de 2012

Montagem I: Loja Alquimia da Mata


Vamos apresentar aqui o desenvolvimento da montagem de um ambiente que está sendo remodelado pelo Estúdio Raphael Augustus Design. Este é o segundo projeto de retrofit que realizamos no mesmo local, na Loja 1 do Espaço 932 em Santa Mônica (Florianópolis – SC). O primeiro projeto foi realizado para a loja Estilo & Elegância Acessórios e essa semana estamos projetando e montando o novo espaço da Alquimia da Mata, além de sua nova Identidade Visual. Aqui você acompanha a desmontagem do projeto anterior que ocorreu na última semana.



Projeto (em andamento): Retrofit/Design de Interiores: Comercial: Loja Alquimia da Mata.
Cliente: Alquimia da Mata.
Santa Mônica – Florianópolis – SC.
Ano: 2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus.
Fotografia: Raphael Augustus.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Loja Estilo & Elegância Acessórios





Projeto: Retrofit/Design de Interiores: Comercial: Loja Estilo & Elegância Acessórios.
Cliente: P. P. – Santa Mônica – Florianópolis – SC.
Ano: 2011-2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus.
Fotografia: Janice de Souza.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ano Um!

Hoje comemoramos o primeiro ano de nosso Site/Blog no ar!!!
E queremos agradecer aos nossos quase 8.000 visitantes nestes 12 meses, ou seja, todos os nossos amigos, clientes, alunos, parceiros, fornecedores e curiosos que por aqui passeiam o olhar. E em especial a todos os que acompanham, acreditam e investem em nosso trabalho.
Muitíssimo obrigado!

Abraços,
Raphael Augustus.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Artes Visuais - UFSC - Campos Novos - Etapa VII


Raphael Augustus ministrando suas aulas de Artes Visuais com a coordenadora do projeto Leyli Abdala em 18 de Maio de 2012, para os educandos do PRONERA – UFSC (Campos Novos - SC).
Fotografia: Jú Boemer.

domingo, 27 de maio de 2012

Lançamento do Filme Dicionário de Ricardo Weschenfelder


Ricardo Weschenfelder (Diretor), Macé Di Bernardi (Diretora de Arte), Raphael Augustus, Guto Lima (Diretor de Produção), Ana Paula Domingues (Assistente de Produção) e Adri Copetti (Produtora de Finalização), no Teatro Carlos Gomes (Blumenau - SC) após o lançamento do filme Dicionário, em 22 de Abril de 2012.
Fotografia: Lilian Souza.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Design, design, design...


O encontro de Raphael Augustus com a designer de jóias Daniela Zadek na Loja Estilo & Elegância na tarde de 11 de Maio de 2012.
Fotografia: Alice Veiga.



Projeto: Design de Interiores: Comercial: Loja Estilo & Elegância Acessórios.
Cliente: P. P. – Santa Mônica – Florianópolis – SC.
Ano: 2011-2012.
Desenvolvido por Raphael Augustus.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Residência - Campinas I












Projeto: Design de Interiores: Residência.
Cliente: V.C. – Apartamento – Campinas– São José - SC.

Ano: 2009-2011.
Desenvolvido por Raphael Augustus.
Fotografia: Guilherme Amaral.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Parceria...


Raphael Augustus e o fotógrafo Guilherme Amaral em visita ao Estúdio (Florianópolis - SC), planejando as novas parcerias de Guilherme A. com o Estúdio Raphael Augustus Design, em 09 de Maio de 2012.
Fotografia:  Guilherme Amaral.

sábado, 19 de maio de 2012

Marca da L. Valentine Home.

Projeto: Marca da L. Valentine Home.
Cliente: L. Valentine Home.
Ano 2012.
Desenvolvida por Raphael Augustus.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

1ª Reunião de Projeto.


No Estúdio o registro de Raphael Augustus com Gabriel Mariano e Laura Fontoura, na primeira reunião de projeto do apartamento do casal, em Abril de 2012. 
Fotografia: Alice Veiga.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Revista Oficinas de Arte - CIC.







Projeto: Revista Oficinas de Arte - CIC.
Cliente: IF-SC.
Ano: 2007.
Desenvolvido por Raphael Augustus, Rubens Koerich e C. Quaresma.